COMER DE 3/3H OU FAZER JEJUM? O QUE É MELHOR?

 

Será que nossos antepassados de 20mil anos atrás comiam a cada 3h? E sera que houve evolução genética nesse período que justificasse  tal mudança de comportamento? A resposta ‘e NAO. Nao houve praticamente nada de evolução genética nesse período que justificasse uma mudança de hábitos de alimentação. Sim, nossos antepassados, caçadores, se alimentavam em media 1x ao dia e tinham como base a proteina, a gordura animal e vegetal e algumas sementes, muito poucas raízes e praticamente nenhum grao. Açúcar entao, só veio a existir comercialmente no século XVII.

Na verdade, um dos grandes responsáveis pela epidemia de obesidade tem sido o excesso do uso de carboidratos.

Alega-se que comer a cada 3h teria efeito termogênico e ajudaria a emagrecer, no entanto, quando se reduz a quantidade total de carboidratos, a fome nao aparece de forma alguma a cada 3h e percebemos que ela geralmente ‘e consequência de uma alimentação errada.

Por outro lado, a intervenção que mais aumenta a longevidade ‘e comer muito pouco, cerca de 800 calorias. Pode chegar a prolongar a vida em mais de 2 décadas. Porem, ‘e fato que comer muito pouco todos os dias ‘e muito difícil. Entao, alguns pesquisadores resolveram avaliar se ficar em jejum de forma intermitente, cerca de 2 a 3x por semana por um período de 15 a 17h teria o mesmo beneficio sobre o aumento da longevidade. A resposta foi SIM. E o mecanismo ‘e que o jejum ativa enzimas chamadas sirtuinas, que por sua vez estimulam as telomerases, que previnem o encurtamento dos telômeros, principal indicador da longevidade na pratica.

E os benefícios nao param por ai. Foi verificado que fazer jejum de forma intermitente melhora de forma significativa a memória, aumenta sobremaneira a imunidade, aumenta significativamente o hormônio IGF-1 que auxilia no emagrecimento e no aumento de massa muscular (!). Também ja se sabe que ha pessoas que demoram mais tempo pra entrar em processo de queima de gordura, chamado lipólise, que portanto se beneficiariam mais do jejum do que da alimentação a cada 3h.
O jejum tambem auxilia no processo de destoxificacao do organismo, no repouso das enzimas digestivas, entre outros benefícios.

Uma analogia do “estresse” que o corpo sofre com o jejum pode ser feita com as safras de uvas submetidas `as maiores intempéries. Sao justamente essas uvas aquelas de melhor qualidade e concentração de nutrientes. ‘E como se o organismo precisasse periodicamente ser submetido a um certo “estresse” para melhorar e se ajustar seus próprios mecanismos de sobrevivência e isso fortalece o corpo.

Na prática do jejum intermitente podem ser contabilizadas as horas de sono, o que facilita muito o processo.

No entanto, esta pratica deve ser orientada por profissionais de saude preocupados com o equilíbrio do metabolismo pois por exemplo pode desencadear hipoglicemia em alguns grupos de pessoas como diabéticos em uso de medicamentos ou pessoas com excesso de insulina ou com níveis de cortisol abaixo dos níveis ótimos, relativamente comum no mundo estressante e tóxico em que vivemos. A coordenação com o exercício físico também deve ser cuidadosamente orientada por um profissional de saúde habilitado.

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