Você pode controlar onde perder gordura?

 

E a sabedoria popular diz que visando partes específicas do seu corpo através de exercícios, pode-se controlar onde o corpo queima a gordura, não há nenhum problema em obter um abdominal tanquinho se você faz flexões o suficiente. Mas, será verdade?

O Veredicto: Você não controla onde perde gordura

Desculpe, mas onde o seu corpo perde gordura tem mais a ver com genética do que com o seu treino. “Pedir ao seu corpo para perder gordura em uma determinada área é como tentar remover um copo d’água de um canto de uma banheira cheia”, diz a personal trainer Lecia Whitlock, instrutora no The National Personal Training Institute.

Num estudo de 2013 foram avaliados os efeitos do exercício sobre a massa de gordura de uma específica área do corpo. Voluntários fizeram um grande número de leg press usando suas pernas não dominantes ao longo de 12 semanas. Apesar de realizarem entre 960 e 1.200 repetições (!) três vezes por semana usando resistência leve, os participantes não viram mudança significativa na massa de gordura da perna exercitada. Houve uma diminuição na massa de gordura na parte superior do corpo, mas não na perna que fez todo o trabalho.

Então, onde é que isto deixa você se o objetivo é perder gordura, vamos dizer, na região do abdômen? Primeiramente, nós te poupamos algo entre US$ 19 a US$ 199, desde que agora você não estará mais tentado a comprar aquela máquina de “perder gordura” abdominal. E se você está sério sobre diminuir a circunferência da região abdominal e está seguindo um programa de exercícios e dieta, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar.

“O treino de força dos músculos da parte superior do corpo – especialmente os ombros e costas – pode melhorar a sua postura e mudar as proporções do seu corpo”, diz Whitlock. “Isso fará com que a sua cintura pareça menor”. Com uma postura melhorada, você se posicionará se parecendo mais alto e esguio, e os músculos que estará construindo vão ajudar a aumentar o seu metabolismo global e acelerar a taxa que seu corpo está queimando calorias e perdendo gordura corporal.

Em última análise, a chave para uma barriga mais delineada não está em fazer um ‘zilhões’ de flexões, mas sim em trabalhar todo o corpo e comer corretamente. O treinamento de força irá aumentar as calorias que você queima (24/7). Cardio de alta intensidade lhe permitirá queimar grandes quantidades de calorias em um pequeno espaço de tempo. E uma dieta saudável irá garantir um consumo adequado de calorias de qualidade.

Você não perderá três números de tamanho de calça em uma semana como o cara no anúncio, mas você chegará ao seu objetivo. “E como bônus”, conclui Whitlock, “o resto do seu corpo vai olhar e sentir-se bem melhor”.

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