Na medicina, a termografia é uma técnica de registro gráfico das temperaturas da superfície da pele que utiliza uma câmera infravermelha de alto desempenho. O aparelho detecta a radiação infravermelha (calor) emitida pelo corpo, podendo refletir uma fisiologia normal ou anormal. Uma cor é atribuída baseada na temperatura registrada naquela parte da pele.
Imagens com os dados térmicos são geradas em tempo real e em um instante, uma área extensa do corpo humano pode ser vista. As respostas dinâmicas a estímulos, como gelo e calor, são documentadas facilmente.
O exame não apresenta riscos, é econômico, altamente preciso e as imagens saem quase que instantaneamente. Isto faz da termografia infravermelha uma ferramenta muito útil para o médico na hora de diagnosticar, tratar e fazer prognósticos. É seguro, não envolve radiação, não causa dor e não é invasiva.
Pela capacidade de identificar a origem da dor, é muito valiosa no diagnóstico, tratamento e monitoramento de câncer, processos inflamatórios, fibromialgia, disfunções vasculares e lesões neuro-músculo-esqueléticas (hérnias, lesões em chicote, lesões musculares etc.).
Como modalidade fisiológica, por sua avaliação da função corporal, pode assinalar doenças em desenvolvimento – como o câncer de mama – mais cedo do que os exames anatômicos como a radiografia, que detecta estruturas. Para se ter uma ideia, pode-se detectar irregularidades na mama antes da formação de caroços, ou seja, algo que se pode apalpar. Isto é importante porque em alguns cânceres inflamatórios eles nem chegam a se formar e a doença fica invisível.
Como qualquer modalidade de exame, a termografia é utilizada junto com outras ferramentas diagnósticas e não sozinha. É altamente recomendada na prevenção de doenças.
Com mais de 50 anos de experiência no campo da tecnologia de medição, a Testo possui termovisores de excelente qualidade: lentes de germânio de alta qualidade, detector de alta tecnologia e componentes do sistema otimizado, garantem excelentes resultados de medição em qualquer aplicação.