O nome: também chamada nos Estados Unidos de Medicina do Estilo de Vida, ou Medicina Funcional ou Medicina Regenerativa, com sociedades médicas bem estabelecidas, nasceu a partir da junção de várias áreas de atuação como a Ortomolecular, a Nutrologia, a Endocrinologia, Urologia, Gionecologia e Homeopatia.
Harvard, a maior universidade médica do mundo possui um gigantesco departamento de Anti-Aging Medicine, departamento já indicado ao Prêmio Nobel de Medicina mais de uma vez. No entanto, o termo Anti-Aging é atualmente proibido pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil.
Histórico: nasceu há cerca de 25 anos da inquietação de um grupo de médicos que questionavam os resultados da chamada Alopatia baseada na prescrição de medicamentos, assim como questionavam os critérios de saúde baseados no valores de referência (normalidade) dos exames laboratoriais. Agregou-se ao conhecimento da teoria do envelhecimento precoce pelo excesso de radicais livres e intoxicações crônicas. Propõe-se que o processo de degeneração do organismo se inicia a partir dos desequilíbrios (quedas em sua maioria e alguns aumentos) hormonais. Daí a importância de se equilibrar essas alterações de forma precoce a garantir a qualidade de vida.
A atualidade :
As inovações na área da prevenção e otimização caminham a uma velocidade muito superior às das áreas dos tratamentos medicamentosos para doenças.
Atualmente, entende-se que há pobreza de nutrientes dos alimentos advindos de um solo desgastado de minerais, repleto de metais, assim como dos animais. Daí a necessidade de repor vitaminas e minerais de forma personalizada e desintoxicar o organismo de substâncias tóxicas com que temos contato frequente e se acumulam no organismo e impedem que aconteçam reações químicas minerais e hormonais no espaço intersticial (entre as células do corpo).
Os exames funcionais, metabolicos-bioquiímicos e genéticos personalizados ajudam a compreender e personalizar ainda mais a abordagem de forma que a atuação seja o mais precisa possível.
O equilíbrio dos hormônios, a reposição de nutrientes e o equilíbrio energético são capazes de dar condições do organismo reagir e desencadear o processo de auto-cura, descrita há milênios pelo Pai da Medicina, Hipócrates.